Quem nunca foi para academia, ou fez aquela corridinha, e no dia seguinte ficou todo dolorido como se tivesse levado uma surra?? hahaha As dores musculares no pós treino são bem comuns. A massagem terá a função de melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, melhorar a nutrição e a oxigenação do tecido, além de ajudar o corpo no processo de eliminação de resíduos metabólicos.
Ou seja, com a massagem nosso corpo se livra mais rapidamente do ácido lático e diminui consideravelmente as dores e desconfortos que ocorrem após um treino um pouco mais puxado. Como consequência aceleramos o processo de recuperação muscular, potencializando assim, os resultados.
Veja bem: Se você consegue se livrar das dores e desconforto mais rápido, mais rapidamente também, estará pronto para outra sessão de treinos dando o seu máximo. Sendo assim, os resultados serão potencializados e aparecerão mais rapidamente!
Fazer uma massagem depois do treino é uma boa iniciativa, pois acelera em até 60% a regeneração muscular, prevenindo lesões e reduzindo inflamações no tecido ao estimular o fluxo sanguíneo na área.
Para o bom desempenho nos treinos e nas competições, o esportista precisa fazer a manutenção da musculatura, tratar o músculo como se fosse de fato equipamento de trabalho. Por isso é necessário ter em mente a manutenção e a preservação da integridade da musculatura através de alimentação adequada, sono reparador, acompanhamento médico, relaxamentos, e massagens.
Por sua vez, a massagem é uma das melhores maneiras de eliminar dores musculares, sendo um tratamento natural e praticamente sem contra-indicações ou efeitos colaterais. Para melhores resultados de manutenção da musculatura e prevenção de lesões, o ideal, é que ela seja realizada pelo menos duas vezes na semana.
Entre os benefícios da massagem, temos:
- Diminuição da probabilidade de lesões
- Melhora da amplitude de movimentos articulares, promovendo maior flexibilidade.
- Reduz a frequência de espasmos e câimbras musculares.
- Aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, inclusive o cérebro, aumentando o foco e a concentração.
- É relaxante e ajuda o atleta ou praticante de exercícios a descansar mais profundamente após o treino.
O tempo de massagem varia de acordo com o profissional, porém 50 minutos de massagem são suficientes para a maioria dos casos. O esportista termina a sessão de massagem revitalizado e pronto para o descanso reparador. Além de todos esses benefícios, a massagem também é uma delícia, né?! Quem não gosta?!?!